.: Água mineral envasada terá o selo do Inmetro :.

Janeiro de 2014 – O Inmetro convida a população a participar da regulamentação voluntária de água mineral envasada, enviando sugestões, críticas e relatos de acidentes de consumo com produtos comercializados no Brasil. O consumidor pode participar, por meio da consulta pública, até o dia 10 de fevereiro, no site do Inmetro. O objetivo é estabelecer as regras para a certificação, com foco na segurança alimentar, a fim de evitar contaminações na água. Para obter o Selo de Identificação da Conformidade, a água mineral envasada terá de ser avaliada desde o rótulo da embalagem até a sua composição química. A decisão da certificação foi tomada para atender demandas dos envasadores, por conta da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.

“Levamos em consideração também a demanda por águas minerais naturais envasadas por parte dos espectadores dos eventos esportivos dos próximos anos. A segurança alimentar da água é uma grande preocupação dos espectadores estrangeiros que virão ao Brasil durante os eventos. Como a certificação é voluntária, nem todas as marcas terão o selo, mas o consumidor terá um critério a mais para decidir com segurança a sua compra em estabelecimentos formais”, avalia Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac) do Inmetro.

Durante o período de consulta pública, a sociedade poderá colaborar pelo e-mail
dipac.consultapublica@inmetro.gov.br ou via carta para o endereço: Rua da Estrela, 67, 2º andar – Rio Comprido – CEP 20251-900 – Rio de Janeiro, RJ, A/C da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac).